quarta-feira, 11 de junho de 2014

Debate: O criacionismo deve ter espaço na universidades?

Criação - Criacionismo Bíblico

              Publicado originalmente na Alemanha pela Editora Daniel Verlag, este é o primeiro livro texto em língua alemã a apresentar detalhadamente o modelo criacionista, apropriado para jovens a partir de 14 anos. A sua tradução para o Português foi efetuada por Miguel Araujo de Matos, e o DVD anexado foi preparado pelo Eng. Marcus Vinicius de Paula Moreira. A revisão técnica foi procedida por uma equipe coordenada pela Sociedade Criacionista Brasileira, contando com a colaboração dos Professores Mestres e Doutores Eduardo Ferreira Lütz (Física), Nahor Neves de Souza Júnior (Geologia), Tarcísio da Silva Vieira (Biologia e Química), Urias Echterhoff Takatohi (Física) e Wellington dos Santos Silva (Biologia e Genética), a revisão final tendo ficado a cargo de equipe editorial da SCB.

              Partindo do estado atual da ciência, explica até mesmo fatos complicados de modo que possam ser facilmente compreendidos. O DVD que acompanha o livro, contendo o seu texto original em formato pdf, fornece também documentação adicional extensa e aprofundada. O livro deixa claro que as perguntas sobre “de onde” e “para onde” não devem ser respondidas somente pela observação e dedução, mas, em última análise, pela fé. Neste livro fica claro que muitos fatos hoje descobertos podem ser melhor explicados por meio do modelo criacionista.
      Desta forma, este livro torna-se uma ferramenta valiosa para o ensino do Criacionismo Bíblico sistematizado, especialmente nas escolas, utilizando uma linguagem clara e compreensível, sem superficialidade. As exposições da história bíblica das origens são formuladas de maneira bastante feliz e precisa. Os capítulos referentes às ciências naturais proporcionam um acesso fácil aos temas complexos, e são bastante atualizados. [Resumo da apresentação feita pelo Dr. Reinhard Junker, da Sociedade Criacionista “Wort und Wissen”]

por Alexander vom Stein

Criação - Criacionismo Bíblico, publicado em Português pela Sociedade Criacionista Brasileira, em 2007, com 224 páginas, impresso na Alemanha, acompanhado de DVD.
Formato: 20 x 27 cm (encadernado)
Coleção Criacionismo e Origens
Informações tiradas do blog Link!

terça-feira, 3 de junho de 2014

Entendendo o criacionismo

Livros escritos pelo jornalista e teólogo Michelson Borges explicando detalhe por detalhe o criacionismo


Curiosidades sobre o criacionismo

A formação do mundo


Ideia central 1: Deus criou a Terra para ser habitada (Is 45:18). Portanto, planejou cada detalhe a fim de que ela fosse apropriada para receber as criaturas que iriam povoá-la a partir do quarto dia. O “princípio” de Gênesis 1 é um tempo desconhecido, embora a semana da criação tenha ocorrido alguns milênios atrás. A criação da luz inaugura essa semana e, por causa dela (e da rotação do planeta), começou a haver tarde e manhã, num ciclo ininterrupto de 24 horas. 
 


Ideia central 2: A criação da atmosfera, com a proporção exata dos gases que a compõem e que possibilitam a existência de vida, e das plantas, com seu papel indispensável na produção de alimentos e oxigênio, é outra evidência do cuidado de Deus que pensou em cada detalhe em nosso benefício. A lição 2 reafirma o poder do Criador capaz de separar a terra das águas (2Pe 3:5) e de iluminar as trevas do coração (1Co 4:6). Esse mesmo poder pode operar maravilhas na vida daquele que crê.

Em busca das origens- Criação ou Evolução?


Veja já a série! O assunto em questão está no vídeo 12




        O criacionismo é uma teoria metafísica religiosa sobre a origem do universo. Ela não é uma teoria científica. Tecnicamente, o criacionismo não é necessariamente conectado a nenhuma religião em particular. Ele simplesmente exige a crença em um Criador. Milhões de cristãos e não-cristãos acreditam que haja um Criador do universo e que teorias científicas como a teoria da evolução não sejam conflitantes com a crença em um Criador. Entretanto, fundamentalistas cristãos como Ronald Reagan, Jerry Falwell, Pat Robertson, Oral Roberts, etc., se apoderaram do termo "criacionismo" e agora é difícil se referir a criacionismo sem ser entendido como referente a fundamentalistas cristãos que interpretam as histórias de Gênesis como relatos precisos da origem do universo e da vida na Terra, e acreditam que o Gênesis é incompatível com a teoria do Big Bang e a teoria da evolução. Logo, é comum se assumir que os criacionistas são cristãos que acreditam que o relato da criação do universo, conforme apresentado em Gênesis, é literalmente verdadeiro, em suas afirmações básicas sobre Adão e Eva, os seis dias da criação, etc., e não uma alegoria.

Negando o óbvio.





Entramos em contato com um jornalista, escritor e mestre em teologia, Michelson Borges, que nos explicou alguns aspectos.


 "Como o criacionismo bíblico está fundamentado na Bíblia Sagrada, ele prega os mesmos valores sustentados nas Escrituras.

Quanto à sociedade, prega a fraternidade e igualdade entre todos os povos. Somos todos irmãos, descendentes dos mesmos pais.

Quanto à criação, os criacionistas entendem que Deus vai recriar este planeta após a volta de Jesus. Mas, enquanto isso não acontece, devemos manter nossa "casa" nas melhores condições possível. Isso porque o ser humano foi encarregado na criação de administrar o planeta." Afirmou Michelson Borges

Religiões

O criacionismo faz parte da base de crenças de três importantes religiões monoteístas do mundo: judaísmo, cristianismo e islamismo.


segunda-feira, 2 de junho de 2014